12/06/2007

Noiva linda e feliz

Por Abigail Aguiar, personal hair stylist do BIG’S HAIR)

É importante pesar a qualidade, quantidade e facilidade dos serviços oferecidos. Para ajudá-la nesta tarefa, selecionamos também dicas da profissional sobre comprimento , tratamentos e penteados .

Comprimento
-Se ainda não decidiu o tipo de penteado que vai usar, e tem cabelos longos, mantenha-os assim. Este é o tamanho ideal para noivas, porque é um forte aliado na elaboração de penteados presos e também como base para segurar o véu, a grinalda ou os arranjos. A exceção ocorre para as noivas de baixa estatura, que não harmonizam com cabelos muito longos.
-Se optar por cortar os cabelos, fique atenta ao seu tipo de rosto e escolha o melhor corte, de acordo com estas dicas: rostos largos combinam com cortes que tenham topete e fios desfiados pelo rosto; faces finas podem ter volume nas laterais; mulheres altas não harmonizam com cabelos curtíssimos e cabelos crespos devem ser cortados em fios retos ou levemente repicados nas pontas para que fiquem assentados.

Tratamentos capilares

-Os tipos de tratamentos recomendados para os cabelos dependem de uma avaliação prévia do profissional, na qual ele deve fazer um diagnóstico químico e estético para conhecer o cabelo e investigar sobre os medicamentos que você usa antes de aplicar um produto (que podem afetar o seu metabolismo) e também o que houve com o cabelo nos últimos tempos. Com estes dados, o próximo passo do profissional é observar o tipo de cabelo, que pode ser ondulado, enrolado ou liso. Em seguida, ele deve checar se a espessura do fio é fina, média ou grossa.
-A definição do tipo de tratamento adequado ao seu cabelo deve ocorrer com três meses de antecedência ao casamento, pois existem tratamentos feitos semanalmente, quinzenalmente e mensalmente.
-Para cabelos com grau de danificação baixo, o indicado é a hidratação, que é um tratamento superficial da cutícula do fio, cujo objetivo é a reposição de água e de creme para os cabelos.
-Nos casos em que a danificação do cabelo é alta, o mais indicado é a reconstrução, um tratamento que repõe proteínas, óleos, sais minerais e água, que irão refazer a fibra capilar e fechar a cutícula do fio. “Cabelos claros, por exemplo, que passaram por um alto grau de clareamento e sofreram danos químicos e físicos precisam de reposição da proteína queratina (responsável pela formação do cabelo), óleos e água. Estes cabelos precisam de cuidados maiores do que aqueles com tonalidades média ou escura”, destaca a personal.
-Quando o grau de danificação é de médio para alto, a solução é realizar o tratamento de cauterização, que reúne todos os recursos dos tratamentos anteriores (hidratação e reconstrução) com um aprofundamento maior. O resultado são cabelos macios, flexíveis, maleáveis, com aspecto fly away (com balanço). Este tratamento pode ser feito a frio (no lavatório com vapor) ou a quente (com chapinha).

Produtos de manutenção dos cabelos:
-Para tingir e alisar os cabelos, evite produtos os químicos que contenham um alto percentual de metais, ferro e minerais do subsolo, pois eles danificam a fibra capilar a ponto do cabelo precisar de um supertratamento, como a cauterização.
-Use sempre xampus e condicionadores conforme o grau de secreção do seu cabelo (oleoso, normal ou seco), conteúdo químico (tingidos) e de acordo com a forma (encaracolados ou lisos).
-Os cremes de tratamentos são úteis para tratar a fibra do cabelo em casa, dando seqüência ao tratamento capilar feito no salão.
-Existem três tipos de uso do leave in : para ativar cachos, como condicionador sem enxágüe ou ampolas para tratamento de quebra do fio, que são moléculas que interagem com o cabelo.
-Use pomada de modelagem somente para finalizar penteados. Já o mousse de fixação oferece sustentação no penteado escolhido.
-Se os cabelos são tingidos e você freqüenta piscina, use um gel com máscara protetora para evitar que os agentes químicos do cloro danifiquem a fibra do cabelo. “A alta concentração de cloro no cabelo deve ser verificada e testada, já que ele pode entrar em choque com produtos e causar danos à fibra capilar”, recomenda Abigail.
-Outra dica é usar sempre protetor solar nos fios, para evitar a danificação da fibra do cabelo
.

Nenhum comentário: