10/08/2009

HOMENAGEM A CONCEIÇÃO, AMIGA ESTIMADA


HOMENAGEM A CONCEIÇÃO,
AMIGA E CLIENTE MUITO ESTIMADA
Quando vi Conceição pela primeira vez, percebi que estava diante de uma “figura rara”, sempre sorridente, jovem, mesmo com seus 88 anos, de primorosa educação e muito piadista. Adorei-a no primeiro momento.
Eu estava ali, em sua casa, para a produção do cabelo. Durante o processo, conversamos muito sobre seu passado, suas doces e divertidas lembranças. Rimos muito.
O que me chamou a atenção foi do comentário sobre um rapaz, muito apaixonado por ela, que em reuniões de família, sempre a chamava para dançar. Ela o considerava um amigo. Estava apaixonada por outro, logo, seu noivo e mais tarde, esposo .
O rapaz alto, magro, de família importante, fazia de tudo, com muita discrição, para ganhar o coração de Conceição. Chegaram a se corresponder, mas, como grandes amigos. Ele, seguiu a carreira política, se tornou Presidente da República, o próprio, Jucelino Kubischek.
Depois de morar alguns anos aqui na cidade do Rio de Janeiro, e depois em Petrópolis, ela seguiu de volta para Minas Gerais. Ainda tive a oportunidade de vê-la algumas vezes aqui no Rio. Mesmo longe, recebi ligação telefônica de Conceição. Eu perguntei:
- Como vai Dona Conceição ?
- Tudo em cima ! , respondeu.
Ri muito e conversamos alguns minutos naquele dia. Foi a última vez que falei com dona Conceição.
No dia 25 de julho de 2009, filhos e netos fizeram sua festa de 99º aniversário, lá em Minas. Mandei minha foto como lembrança, mas ela foi rever seus antigos amigos no dia 28 de julho... Conceição, foi muito bom te conhecer e descobrir que podemos ver sempre o lado bom da vida, mesmo nos apertos e nas adversidades. Aprendi que devo curtir a vida e não deixar para depois o que posso fazer hoje!

Um comentário:

Uma luz no mar disse...

Abigail, somente almas assim como a sua têm o poder de enxergar a beleza. E minha mãe sempre percebeu sua elevação espiritual, pois nunca a esqueceu.Incrível também como você guardou em suas lembranças, expressões dela, as famosas historinhas que tanto encantava os netos.
Ela, a Çãozinha, deixou um rastro de luz de puro prazer de viver, de alegria, de otimismo e de amor.
Interessante que sabia, como ninguém encontrar seus pares - você, Abigail, sempre foi motivo de admiração. Grande leonina do dia 22 de julho: menos de 1,50min de altura, mas gigante na fé na vida, na autoconfiança.